Falta tempo para controlar as contas que precisam ser pagas?

Atualizado: 26 de mai.

Você empresário, sabe como é importante organizar o financeiro para que os fornecedores sejam pagos em dia. É essencial que as faturas estejam incluídas no cronograma do contas a pagar da sua empresa para evitar algum contratempo no andamento do negócio.


Por incrível que pareça, um dos problemas mais frequentes encontrados no financeiro das empresas é a falta de tempo para controlar as contas a pagar. Isso acontece, muitas vezes, pela ausência de um planejamento eficiente.


O que significa “Contas a Pagar”?


O controle das contas a serem pagas precisa estar incluído na rotina do financeiro da empresa, já que este procedimento envolve uma quantidade significativa de recursos. E se não for eficiente, pode levar a prejuízos financeiros e até mesmo problemas judiciais.


Organizar as despesas da sua companhia é necessário para que você consiga priorizar os pagamentos mais importantes, além de ser uma oportunidade para buscar formas de cortar gastos.


Ao pagar suas contas em dia, você evita dores de cabeça desnecessárias, já que a cobrança de juros e multas será evitada. Com isso, você garante que o seu fluxo de caixa está abastecido com as informações essenciais para medir a saúde financeira da sua empresa.


Qual a importância de manter as contas em dia?


O controle de pagamento de contas é essencial para manter a sua gestão financeira organizada. É possível citar três benefícios claros que sua empresa ganha ao controlar as contas que precisam ser pagas.


  • Otimização do Tempo: se as contas de sua empresa estão ordenadas, você já sabe o que precisa ser pago e em que dia serão feitos esses pagamentos. Quando se tem controle das contas, boa parte desse processo pode ser feito de forma online. O agendamento dos gastos recorrentes auxilia na otimização de tempo, afinal não será necessário um processo manual e repetitivo todo mês. De uma forma prática, é sempre interessante otimizar estes processos, fazendo com que o seu tempo seja gasto com ações estratégicas e analíticas para alavancar o crescimento de sua empresa.

  • Maior conhecimento sobre o seu negócio: manter as contas em dia diz muito sobre a saúde de seu negócio e o seu compromisso financeiro, já que entender da gestão financeira mostra que você está preparado para lidar com as mais diferentes responsabilidades junto aos órgãos públicos, fornecedores e parceiros. Ao garantir a organização de suas contas, você começa a ter uma visão mais macro do negócio, entende para onde o seu dinheiro está indo e o quanto são importantes as mais diferentes negociações com seus fornecedores. Mesmo que não faça parte da sua competência ou que não esteja envolvido diretamente nesse processo de organização, é importante entender como funciona seu fluxo de caixa para ficar atualizado sobre a situação financeira de sua empresa.

  • Mais oportunidades para economizar: como foi mencionado, ao entender como controlar as contas, você consegue buscar melhores oportunidades de economia, além de encontrar gastos desnecessários ou que podem ser reduzidos. Todo empreendimento passa pelas mais diferentes transformações ao longo do tempo, assim como o mercado em que o seu empreendimento está posicionado. É de grande importância adaptar os gastos para manter o controle de forma inteligente.


E como é possível controlar melhor as contas a serem pagas?


Entendendo que o mercado precisa de controle para o pagamento de contas, é que surgiu a Finnex. Nosso propósito é levar a tecnologia para as rotinas do Contas a Pagar, eliminando o trabalho manual e repetitivo das pessoas.


Mas como isso é possível? De uma forma simples, a Finnex desenvolveu assistentes virtuais que conseguem reduzir o tempo gasto pela equipe financeira nas diversas atividades relacionadas ao Contas a Pagar.


A automação que a Finnex entrega para as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) possibilita que diversos pagamentos sejam feitos de forma automática, deixando todo o trabalho ser realizado por robôs. O objetivo maior é simplificar o contas a pagar das PMEs, realizando uma otimização do tempo na execução de processos, reduzindo o risco de erro humano e encontrando oportunidades para economia com tarifas bancárias.

6 visualizações0 comentário